Concurso Sinditêxtil de Costura, Modelagem e Design 2009

Glamour, elegância, sofisticação e um riquíssimo cenário inspirado nas obras de Aldemir Martins, marcaram um dos maiores eventos dos segmentos têxtil e de confecção do país. O Sindicato da Indústria de Fiação e Tecelagem em Geral do Estado do Ceará – Sinditêxtil – Ce, realizou no dia 15 de outubro, no complexo de entretenimento Mucuripe Club, grande final da primeira edição do “Concurso Sinditêxtil de Costura, Modelagem e Design 2009”, único que reuniu 3 categorias (Designer, Costureira e Modelista/Piloteira), com a participação de estudantes, autodidatas e profissionais do setor.

“O concurso conferiu ainda mais visibilidade ao Ceará no cenário da moda nacional. Ele assume uma função importantíssima, pois reconhece o trabalho dos profissionais que tornam possível a materialização de uma moda genuinamente cearense, além de estimular sua qualificação”, enfatizou o presidente do Sinditêxtil-Ce, Ivan Bezerra Filho.

O evento contou com a participação de parentes e amigos dos concorrentes, empresários dos setores têxtil e de confecção do Estado, entidades locais e nacionais. Jornalistas, profissionais especialistas e formadores de opinião do segmento da moda formaram as várias etapas do conceituado júri do concurso, dentre eles: Weider Silveiro (Casa de Criadores), Eveline Costa (Senac), Rita Reis (Senai), Fábio Massaru (Singer), Francisco Campelo (Colunista O Povo), Mark Greiner (Designer), Marcia Travessoni (Apresentadora Programa Moda) e Danielle Gonzaga (Produtora de Moda DN), que compuseram a mesa julgadora da grande final no Mucuripe Clube.

Antes do desfile houve as  avaliações das etapas de costura e modelagem por  Marta Craveiro (Senai), Margarida Medeiros (Senai), Terezinha (Senai), Dijane Rocha (UFC), Rita Euridice (Senac), Germana Fontenele (UFC), Edvane de Araújo (FIC/Estácio), Marcelo Belisário (Senac), Cecília (Senai) e Sônia (Senai).

Para serem definidos os  finalistas da categoria design ocorreu uma análise técnica criteriosa de cada trabalho enviado ao Sinditêxtil-Ce pela equipe formada por Cândida Lopes (Designer e apresentadora de TV) , Marcelo Belisário (Senac), Syomara Duarte (UFC), Ivy Collyer (FIC), Denise Pinheiro (empresária) e Danielle Dummar (Designer).

Na passarela, a obra do artista plástico cearense Aldemir Martins (reconhecido por seus traços fortes e tons vibrantes que imprimem vitalidade e força ao interpretar o “ser” brasileiro) foi homenageada através de conceituadas peças desenvolvidas pelos 9 finalistas de designer que concluíram suas coleções. Além disso, um requintado atelier deixou a mostra um pouco da obra de Aldemir para apreciação do público do evento.

concurso sinditêxtil 01

Ivan Bezerra Filho, Presidente do Sinditêxtil-Ce (esq.), Ivanildo Nunes, vencendor na categoria designer  e Francisco das Chagas Magalhães, superintendente do Sesi-Ce.


Kelly Whitehurst, Diretora executiva do Sinditêxtil-Ce (esq.), Maria de Lurdes, vencedora da categoria modelista e Oirta Vasconcelos, gerente do Sesi-Senai-Ce.

Kelly Whitehurst, Diretora executiva do Sinditêxtil-Ce (esq.), Maria de Lurdes, vencedora da categoria modelista e Oirta Vasconcelos, gerente do Sesi-Senai-Ce.


Ivan Bezerra, presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará (Cede), Alzenir Costa,  vencedora na categoria costureira e Fábio Massalu, Diretor Nacional da Singer.

Ivan Bezerra, presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará (Cede), Alzenir Costa,  vencedora na categoria costureira e Fábio Massalu, Diretor Nacional da Singer.


Entre os finalistas, o estudante de moda Ivanildo Nunes foi o destaque da noite, ficando em primeiro lugar na categoria Designer. Já Jonathan Gurgel e Cacau Júnior, ficaram, respectivamente, com a segunda e terceira colocações. Já na categoria Costureira, Alzenir Costa levou o 1º lugar. Francineide Mendes e Maria Irla Azevedo, com os 2º e 3º. Nas categorias Modelista e Piloteira: 1º lugar ficou para Maria de Lurdes e Maria do Socorro, 2º Maria Rafaeli e Antonio José Façanha e 3º Francisca de Paula e Ana Maria Rocha, respectivamente.

De acordo com a diretoria do Sinditêxtil-Ce, para 2010 a expectativa é dar prosseguimento ao projeto, disseminando a 2ª edição do concurso, com o intuito de mobilizar profissionais que fazem a moda cearense e descobrir novos talentos no Estado do Ceará.

O projeto contou com o apoio especial de grandes empresas e instituições, dentre elas:  Senai, Sebrae, Adece, Fiec, Sindroupas, Sindconfecções, Senac, Beatriz Têxtil, Santana Textiles, Filati Malhas, Unitêxtil, Jangadeiro Têxtil, TBM Têxtil,  Dimitex, Delfa, Trutzschler, Singer, Casa de Criadores, Abit, UFC, Marista e FiC/Estácio.


Sobre a premiação do concurso:

DESIGNER
1 prêmio: Participação em desfile da coleção no evento “Casa de Criadores” e viagem para São Paulo no período do evento (passagem ida e volta e 2 dias de hospedagem)
2 prêmio: Visita ao São Paulo Fashion Week e uma viagem para São Paulo no período do evento (passagem ida e volta e 2 dias de hospedagem)
3 prêmio: Bolsa de Estudo no curso na área de moda do SENAI-CE

MODELISTA e PILOTEIRA
1 prêmio: Modelista  Kit completo de modelagem (mesa e acessórios), Piloteira  uma máquina goleira industrial da SINGER
2 Prêmio: Modelista  Bolsa de estudo no Curso  de modelagem industrial do SENAI , Piloteira  uma máquina overloque industrial da SINGER
3 Prêmio: Modelista  Curso de Capacitação de Modelista ofertado pelo SENAI-CE, Piloteira uma máquina costura reta industrial da SINGER

COSTUREIRA
1 prêmio: Uma máquina goleira industrial SINGER
2 Prêmio: Uma máquina overloque industrial SINGER
3 Prêmio: Uma máquina costura reta industrial SINGER


Para mais informações, clique Sinditêxtil Ceará


Fotos divulgação



2 respostas para “Concurso Sinditêxtil de Costura, Modelagem e Design 2009”

  1. Um concurso excelente, digno do nosso estado.

    As criações de Ivanildo Nunes, primeiríssimo lugar, estavam maravilhosas…nasce no cenário da moda um novo grande estilista.

    Parabéns a ele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *