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Etiquetas de roupas não devem ser cortadas

28 de outubro de 2009 por redação em Geralcom 3 Comentários

Por lei, as etiquetas devem estar em todas as peças, bem costuradas. Mas antes mesmo de estrear as roupas, 77% dos consumidores brasileiros dão às etiquetas o mesmo destino: “Corto porque pinica”.

Para o lixo vão também todas as informações sobre como conservar as roupas na hora de lavar, secar e passar.  Os símbolos vão traduzir justamente o procedimento correto para cada um desses processos.

As informações sobre a conservação das roupas nas etiquetas passaram a ser obrigatórias em 2005. As indicações podem vir por desenhos, textos ou os dois. Mas de acordo com o Instituto de Pesos e Medidas, o órgão que fiscaliza o cumprimento da lei, 95% das confecções preferem adotar os símbolos, uma linguagem universal em vários países, mas que na prática ainda causa confusão nos consumidores.

Algumas lavanderias não aceitam reclamações se a etiqueta de peça tiver sido retirada.

De acordo com a Abravest, a partir do ano que vem as etiquetas vão trazer também informações sobre as medidas da peça, como a largura da cintura. Essa medida faz parte de um processo de padronização do tamanho das roupas, que está sendo implantado no país.


Simbologia

Você entende toda aquela simbologia das etiquetas das roupas? Para muita gente, é quase impossível. Sabe o que significa, por exemplo, um triângulo cortado duas vezes? E um quadrado com um traço horizontal?

O resultado é que muita gente já perdeu aquela camiseta linda ou o vestido novo porque lavou com água uma peça que só podia ser lavada a seco. Por isso, é bom o consumidor começar a olhar para outra etiqueta além daquela que indica o preço.


Clique e conheça a tabela de Símbolos de cuidados para conservação de artigos têxteis.


Cuidados

Segundo a ABIT – Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção, toda peça deve trazer na etiqueta os cuidados para uma melhor conservação.

O problema é que algumas confecções agem de má fé e colocam na etiqueta indicações que significam que a roupa não pode ser lavada nunca. É uma maneira de se eximir da responsabilidade, caso o tecido encolha ou sofra deformações. E muita gente já perdeu uma roupa por não olhar a etiqueta.

Em algumas confecções, as etiquetas nem sempre são confiáveis. Até tinturarias especializadas se queixam que tiveram problemas depois de seguir as instruções de lavagem de algumas roupas. Apesar dos cuidados, Idália Santana, funcionária de uma lavanderia, não conseguiu evitar a bronca de uma cliente.

Por isso tome cuidado verifique sempre a etiqueta, mas tenha também bom senso, “A gente já pegou roupa aqui até de marcas famosa, que pedia para ser lavado a seco com resfriamento. Nós lavamos, mas a roupa ficou enorme, ela esticou”, diz Idália Santana.

“Eu confio também no meu conhecimento. Olho o tecido e penso os riscos que podem ocorrer”, acrescenta Ocione Neri, outra funcionária da lavanderia.


Fonte: Bom Dia Brasil

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3 Comments

  1. redação2 de fevereiro de 2010 em 9:04Autor

    Conforme pesquisamos a respeito, o uso de outros materiais torna muito difícil a impressão sob demanda.

  2. Nelson2 de fevereiro de 2010 em 6:49

    Ué, tornem lei a obrigatoriedade de que as etiquetas sejam confeccionadas em material “não pinicante”…!!!

  3. Eduardo Junior16 de novembro de 2009 em 0:04

    Concordo com vocês no ponto em que toda empresa de moda deve proceder conforme foi dito acima.

    Para resolver um pouco o problema de “pinicar” – em nossa empresa, estamos colocando a etiqueta de composição na lateral.

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Comentários Recentes
  • Cleide: As roupas são até boazinhas , Mas isso para o consumidor final. Porque para quem tem loja e revende a marca, é assim eles lançam 4 coleções no ano...vendem e para o logista. O logista compra e tem que fazer PROMESSA COLOCAR NAS ORAÇÕES PEDIR PARA TODOS OS SANTOS para a Turma da Malha poder entregar a mercadoria. Primeiro chega os boletos vc começa pagar, e depois vem as dores de cabeça....porque a mercadoria não chega na sua loja. Ai vc liga lá na Fabrica, Na empresa MISS TRM TURMA DA MALHA NO CEARA E COMEÇA A DESFEITA, COM SUA CARA. AS ATENDENTES RESPONSÁVEIS ALINE , CLEBIANA, QUE DEVERIA TRATAR O CLIENTE (LOGISTA) QUE COMPRA A COLEÇÃO E PAGA O SALÁRIO DELAS. ELAS TRATAM SUPER MAU , COM ARROGÂNCIA E SE VC RECLAMA PEDE PARA QUE JUSTIFIQUEM TANTO ATRASO NA ENTREGA, OU A FALTA DE PEÇAS QUE NÃO VEIO , ELAS SIMPLESMENTE DESLIGA O TELEFONE NA SUA CARA. AI VC LIGA NOVAMENTE PEDE PARA FALAR COM UM ALGUÉM SUPERIOR NA ESPERANÇA DE APENAS TER UM SOLUÇÃO. A RESPONSÁVEL PELAS DEPARTAMENTO DE VENDAS AO LOGISTA SRA. CLEBIANA TE TRATA IGUAL OU PIOR QUE A PRIMEIRA ATENDENTE. AS ROUPAS DA TURMA DA MALHA NÃO SÃO AS MELHORES ,MAS TAMBÉM NÃO SÃO AS PIORES. MAS A EMPRESA EM FORTALEZA ESTÁ COM OS PIORES FUNCIONÁRIOS. TODOS SEM PREPARO E SEM EDUCAÇÃO. SE CONTINUAR ASSIM ESSA EMPRESA VAI PELO MESMO CAMINHO DE OUTRAS QUE JÁ TIVERAM NO TOPO, E POR ESSES MOTIVOS FORAM PARA SARJETA. PARA QUEM PRETENDE UM DIA REVENDER TURMA DA MALHA, MUITO CUIDADO. PORQUE VC COMPRA A MERCADORIA DELES E ELES TE MANDA O QUE ELES BEM QUISER E QUANDO QUISER. E VC NÃO PODE RECLAMAR. VC COMPRA A COLEÇÃO VERÃO E RECEBE NO OUTONO/QUASE INVERNO. SEMPRE PAGUEI MINHAS CONTAS EM DIA, NÃO DEVO NADA PARA NENHUM FORNECEDOR. É POR ISSO MINHA INDIGNAÇÃO COM ESSA QUE É A PIOR EMPRESA NO RAMOS DE CONFECÇÃO.
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