Fórum de Inspirações – Inverno 2010

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Vivemos uma época historicamente decisiva, na qual políticas estão sendo revistas e a economia mundial está tomando novos rumos. Ainda não sabemos quanto tempo será necessário para mudar nossos pensamentos, mas uma coisa é certa: é iminente o desejo de transformação. Essa vontade de contrastar e combater a crise também marca o setor da moda mundial. Tempo de incógnitas no qual se ativa uma criatividade consciente que busca levar a humanidade de volta à sua natureza, à composição orgânica e a questionar seus próprios valores e objetivos.

Inspirações não são simplesmente tendências momentâneas, mas fenômenos de longo prazo. Entrelaçam estilos de vida ancorados num DNA que influencia a maneira de viver, vestir e alimentar, contribuindo para definir a arqueologia de gerações futuras.

Nesse momento, nosso olhar se volta para estratégias de soluções inteligentes que permitem a satisfação dos clientes. Antecipar a expectativa destes é a chave do sucesso. É necessário apoiar-se sobre informações que promovem o conhecimento e buscam trajetórias que estimulam a mudança, ascendendo reações que possibilitam “startar” mecanismos focados na criação de vanguarda.

Nesse cenário efervescente, o sentimento de ordem é de “superação”; devemos seguir em frente de forma determinada. Para avançar, é preciso manter a memória ativa a partir das experiências vividas e de uma boa dose de otimismo e força de vontade, para que possamos desenhar o presente e prospectar o futuro.

Por meio da representação da materialidade dos produtos, percebemos que entramos na era do relacionamento, saindo da comercial, sendo esta um desdobramento fecundo do campo sensorial. Para tal, interfaces distintas coabitam como brevidades contemporâneas em uma recorrência poética, a fim de ampliar as perspectivas conceituais para celebrar a diversidade cultural no mundo.

PRIMEIRO CONCEITO

TEATRAL SURPRESA HUMOR COLORIDO FRÍVOLO POP VIVACIDADE CIRCO VIBRANTE ACÚMULO EXAGERADO POPULAR FOLCLORE RITUAIS EXCESSO CULTURA

O protagonismo deste conceito pressupõe um talento para se reinventar e despertar o interesse de consumo. As inspirações instigam a aplicação de cores que elucidam uma energia intencional; a vivacidade nada tímida do inverno faz com que estas transmitam diferenças culturais expressivas, conduzindo-nos à diversidade de idéias lúdicas e inovadoras.

A aura estética contempla etnias que estimulam um percurso criativo em direção ao “surpreendente”. Referências de diferentes povos como inspiração de moda destacam elementos da sua herança, linguagem transmitida por meio de rituais e símbolos atemporais. Reconhecimento do sentimento íntimo que gera compreensão.

Nesse cenário, inquietações vibrantes renovam o espírito de mudanças experimentadas por um personagem que passa por vários momentos: da representação ao sonho. O aspecto frívolo provoca uma temporalidade que se recria a cada instante. Fantasias deslocam o olhar para uma percepção instável de manifestações efêmeras da cena cotidiana ou fruto da imaginação de um universo plástico e teatral.

A metáfora da composição de elementos brinca transversalmente com identidades visuais, deformando-as graficamente com humor. Tatuagens e flutuações folclóricas nas estamparias produzem pinturas de efeito aquarelado, flores amplas e coloridas e inscrições tribais, entre outras simbologias transpostas por tratamentos contemporâneos de bom acabamento.

Assim, este conceito interpreta o tempo e costura elementos que ultrapassam a uniformidade e propagam instintivamente misturas de materiais de apelo natural e sintético para construir novas silhuetas. A coreografia dos componentes delineia trabalhos manuais, bordados, florais, estampas e tantas outras soluções que atendam a performance desejada. Esta une recordações com o pensamento rápido, que, de certa forma, é delineado pelo excesso e pelo acúmulo, ordenando esses efeitos em favor da moda.

REFERÊNCIA LOCAL –  CARNAVAL

O carnaval é considerado uma das festas mais animadas e antigas do mundo. De tradição pagã, perdura até os dias de hoje como uma das manifestações populares mais representativas do globo. Foi ao som do samba que o carnaval se consagrou como o espetáculo mais brasileiro, marcando a identidade do nosso país.

Por meio de uma indumentária característica pode se assumir um personagem fictício, que ora esconde, confunde, representa ou até protege. Dessa forma, o carnaval tem um significado ligado à liberdade revelado por intermédio da liberação de comportamentos sociais. As máscaras e as fantasias nos permitem imitar uma determinada realidade, representar outra época histórica, outra cultura ou até mesmo encenar um personagem ideal.

A moda apropria-se de conceitos e informações diversas e o carnaval é muito rico em referências para esse universo, o que cria uma significativa forma de expressão. A festa pagã é repleta de cores, brilhos, ritmos, excessos e muita liberdade, elementos fundamentais no quesito originalidade e criatividade. As alegorias e cenografia reluzem e brilham durante as apresentações dos blocos e das escolas de samba. A bateria, por sua vez, contagia o público com sua harmonia e ritmo, levantando a multidão com sua vibração e intensidade, deixando as emoções à flor da pele.

Alegria, samba no pé e muita disposição são os ingredientes que os carnavalescos precisam ter durante os desfiles. O que vale é incorporar toda a energia e o clima contagiante repleto de felicidade, na qual as diferenças se igualam em todas as alas, que abraçam a mesma vontade de brincar e conquistar a vitória.


Download do Catálogo do Fórum de Inspirações INVERNO 2010

Se você gostaria de conhecer o restante dos conceitos apresentados, faça o download completo do Catálogo do Fórum de Inspirações para Couro, Calçados e Artefatos Inverno 2010, onde você encontrará mais dois conceitos, as cores, imagens, peças, acessórios e a relação dos fornecedores que participaram do catálogo.


Serviço:

FÓRUM – O Fórum de Inspirações surgiu com a unificação das pesquisas de moda do SENAI com a Assintecal by Brasil, reunindo informações até então publicadas nos Cadernos de Tendência em Calçados, Couro e Artefatos do SENAI e o trabalho realizado pela Assintecal para o Fórum de Design e Tecnologia. A ação conta com o importante apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e SEBRAE–MG, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e União Européia, e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex–Brasil), além de outras entidades locais em cada um dos pólos de apresentação. Na edição Inverno 2010, o Fórum conta com o patrocínio da Amazonas, Comunicação Impressa e Courovisão, e com o apoio da Fenac.

Já está sendo preparada Edição Verão 2011. Mais informações clique página oficial do evento.

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