MicroCrédito, alavanca para trabalho e renda na moda

Muitas vezes ao falarmos de “moda”, nos atemos somente aos grandes estilistas e roupas de alto valor. Esquecemos de mencionar a moda que usamos do dia-a-dia, a moda comprada pela maior parte da população, nos magazines, nas pequenas lojas de bairro e na amiga revendedora, base de sustentação de todo esse grandioso mercado de moda local.

Um imenso contingente de brasileiras lutadoras, empreendedoras, que montam pequenas fábricas para produzir, lojas para revender as confecções ou consultoras / revendedoras que visitam seus clientes em vendas diretas, complementando sua renda familiar ou sendo sua principal fonte.

Para dar início a uma série de artigos onde procuraremos mostrar o caminho das pedras, o polodamoda apresentará alternativas para se conseguir o dinheiro para montar, ampliar ou obter capital de giro para seu pequeno negócio seja revenda ou fábrica de confecções.

CrediAmigo

“Promover a economia popular por meio da oferta de recursos às pessoas físicas e jurídicas empreendedoras de atividades de pequeno porte, visando incentivar a geração de trabalho e renda”

Esse é um dos objetivos do Crediamigo, o Programa de Microcrédito Produtivo Orientado do Banco do Nordeste que há 12 anos facilita o acesso ao crédito a milhares de pessoas que desenvolvem atividades relacionadas à produção, à comercialização de bens e à prestação de serviços.

crediamigo_divulgacao

A metodologia para a obtenção do crédito junto à instituição é o microcrédito em grupo, onde você reúne um grupo de amigos que recebe o empréstimo e divide os pagamentos, o empréstimo possui a chamada garantia solidária, ou seja, se uma pessoa do grupo não cumpre seus compromissos, as outras são solidariamente responsáveis, gerando uma espécie de constrangimento que dificulta a inadimplência.

Embora algumas pessoas não gostem desse tipo de situação, ser co-responsáveis pelo pagamento de outra, isso pode ser resolvido, escolhendo-se muito bem os membros que vão participar do grupo. De acordo com os dados do Crediamigo, a grande maioria dos empréstimos é saudada sem problemas e os grupos formados continuam fazendo empréstimos regularmente.

Tudo isso porque os participantes são atendidos no próprio local de trabalho, pelos agentes de crédito, uma equipe treinada para efetuar o levantamento sócio-econômico e as necessidades de crédito dos empreendedores, além de oferecer orientação sobre o planejamento do negócio. Os clientes também participam de cursos de capacitação para desenvolver as competências gerenciais e melhorar a organização interna de seus empreendimentos.

Para se ter uma idéia de como o sistema oferece vantagens reais, no Crediamigo, os juros dos empréstimos iniciais de até R$ 1 mil são de somente 1,32% ao mês (julho/2009) – de maneira rápida, fácil e sem burocracia –, nas linhas de crédito convencional, em bancos privados, a taxa de juros variam de 6,5% a 8,5%, sem falar nos acima de10% das financeiras.

Rede de Parcerias CARTÃO CrediAmigo

crediamigo_cartao

Mais uma vantagem lançada recentemente pelo programa, é o Cartão Crediamigo, para o saque dos valores emprestados e pagamento das parcelas. O cartão possibilita o cliente usufruir de descontos e vantagens especiais em uma rede de parcerias formada pelo Crediamigo e empresas cadastradas.

Algumas empresas que participam da rede e fornecem para o mercado de moda.

  • Eletromaq
  • Ceará Máquinas
  • Eletrocostura
  • Viatextil
  • Cotex Malharia


Para maiores informações acesse www.bancodonordeste.gov.br ou ligue (85) 3455.3126 / (85) 3455.3125 (CrediAmigo Banco do Nordeste Agência Montese)


Não perca mais tempo, acompanhe as matérias do polodamoda,  busque sempre as informações, aproveite as oportunidades e crie sua história de sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *