.: Polo da Moda – O melhor da moda no Ceará e no Brasil :.

Moda

Fórum de Inspirações – Inverno 2010

2 de outubro de 2009 por redação em Moda, Tendênciascom 0 Comentários

forum-inverno-2010

Vivemos uma época historicamente decisiva, na qual políticas estão sendo revistas e a economia mundial está tomando novos rumos. Ainda não sabemos quanto tempo será necessário para mudar nossos pensamentos, mas uma coisa é certa: é iminente o desejo de transformação. Essa vontade de contrastar e combater a crise também marca o setor da moda mundial. Tempo de incógnitas no qual se ativa uma criatividade consciente que busca levar a humanidade de volta à sua natureza, à composição orgânica e a questionar seus próprios valores e objetivos.

Inspirações não são simplesmente tendências momentâneas, mas fenômenos de longo prazo. Entrelaçam estilos de vida ancorados num DNA que influencia a maneira de viver, vestir e alimentar, contribuindo para definir a arqueologia de gerações futuras.

Nesse momento, nosso olhar se volta para estratégias de soluções inteligentes que permitem a satisfação dos clientes. Antecipar a expectativa destes é a chave do sucesso. É necessário apoiar-se sobre informações que promovem o conhecimento e buscam trajetórias que estimulam a mudança, ascendendo reações que possibilitam “startar” mecanismos focados na criação de vanguarda.

Nesse cenário efervescente, o sentimento de ordem é de “superação”; devemos seguir em frente de forma determinada. Para avançar, é preciso manter a memória ativa a partir das experiências vividas e de uma boa dose de otimismo e força de vontade, para que possamos desenhar o presente e prospectar o futuro.

Por meio da representação da materialidade dos produtos, percebemos que entramos na era do relacionamento, saindo da comercial, sendo esta um desdobramento fecundo do campo sensorial. Para tal, interfaces distintas coabitam como brevidades contemporâneas em uma recorrência poética, a fim de ampliar as perspectivas conceituais para celebrar a diversidade cultural no mundo.

PRIMEIRO CONCEITO

TEATRAL SURPRESA HUMOR COLORIDO FRÍVOLO POP VIVACIDADE CIRCO VIBRANTE ACÚMULO EXAGERADO POPULAR FOLCLORE RITUAIS EXCESSO CULTURA

O protagonismo deste conceito pressupõe um talento para se reinventar e despertar o interesse de consumo. As inspirações instigam a aplicação de cores que elucidam uma energia intencional; a vivacidade nada tímida do inverno faz com que estas transmitam diferenças culturais expressivas, conduzindo-nos à diversidade de idéias lúdicas e inovadoras.

A aura estética contempla etnias que estimulam um percurso criativo em direção ao “surpreendente”. Referências de diferentes povos como inspiração de moda destacam elementos da sua herança, linguagem transmitida por meio de rituais e símbolos atemporais. Reconhecimento do sentimento íntimo que gera compreensão.

Nesse cenário, inquietações vibrantes renovam o espírito de mudanças experimentadas por um personagem que passa por vários momentos: da representação ao sonho. O aspecto frívolo provoca uma temporalidade que se recria a cada instante. Fantasias deslocam o olhar para uma percepção instável de manifestações efêmeras da cena cotidiana ou fruto da imaginação de um universo plástico e teatral.

A metáfora da composição de elementos brinca transversalmente com identidades visuais, deformando-as graficamente com humor. Tatuagens e flutuações folclóricas nas estamparias produzem pinturas de efeito aquarelado, flores amplas e coloridas e inscrições tribais, entre outras simbologias transpostas por tratamentos contemporâneos de bom acabamento.

Assim, este conceito interpreta o tempo e costura elementos que ultrapassam a uniformidade e propagam instintivamente misturas de materiais de apelo natural e sintético para construir novas silhuetas. A coreografia dos componentes delineia trabalhos manuais, bordados, florais, estampas e tantas outras soluções que atendam a performance desejada. Esta une recordações com o pensamento rápido, que, de certa forma, é delineado pelo excesso e pelo acúmulo, ordenando esses efeitos em favor da moda.

REFERÊNCIA LOCAL –  CARNAVAL

O carnaval é considerado uma das festas mais animadas e antigas do mundo. De tradição pagã, perdura até os dias de hoje como uma das manifestações populares mais representativas do globo. Foi ao som do samba que o carnaval se consagrou como o espetáculo mais brasileiro, marcando a identidade do nosso país.

Por meio de uma indumentária característica pode se assumir um personagem fictício, que ora esconde, confunde, representa ou até protege. Dessa forma, o carnaval tem um significado ligado à liberdade revelado por intermédio da liberação de comportamentos sociais. As máscaras e as fantasias nos permitem imitar uma determinada realidade, representar outra época histórica, outra cultura ou até mesmo encenar um personagem ideal.

A moda apropria-se de conceitos e informações diversas e o carnaval é muito rico em referências para esse universo, o que cria uma significativa forma de expressão. A festa pagã é repleta de cores, brilhos, ritmos, excessos e muita liberdade, elementos fundamentais no quesito originalidade e criatividade. As alegorias e cenografia reluzem e brilham durante as apresentações dos blocos e das escolas de samba. A bateria, por sua vez, contagia o público com sua harmonia e ritmo, levantando a multidão com sua vibração e intensidade, deixando as emoções à flor da pele.

Alegria, samba no pé e muita disposição são os ingredientes que os carnavalescos precisam ter durante os desfiles. O que vale é incorporar toda a energia e o clima contagiante repleto de felicidade, na qual as diferenças se igualam em todas as alas, que abraçam a mesma vontade de brincar e conquistar a vitória.


Download do Catálogo do Fórum de Inspirações INVERNO 2010

Se você gostaria de conhecer o restante dos conceitos apresentados, faça o download completo do Catálogo do Fórum de Inspirações para Couro, Calçados e Artefatos Inverno 2010, onde você encontrará mais dois conceitos, as cores, imagens, peças, acessórios e a relação dos fornecedores que participaram do catálogo.


Serviço:

FÓRUM – O Fórum de Inspirações surgiu com a unificação das pesquisas de moda do SENAI com a Assintecal by Brasil, reunindo informações até então publicadas nos Cadernos de Tendência em Calçados, Couro e Artefatos do SENAI e o trabalho realizado pela Assintecal para o Fórum de Design e Tecnologia. A ação conta com o importante apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e SEBRAE–MG, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e União Européia, e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex–Brasil), além de outras entidades locais em cada um dos pólos de apresentação. Na edição Inverno 2010, o Fórum conta com o patrocínio da Amazonas, Comunicação Impressa e Courovisão, e com o apoio da Fenac.

Já está sendo preparada Edição Verão 2011. Mais informações clique página oficial do evento.

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Comentários Recentes
  • Cleide: As roupas são até boazinhas , Mas isso para o consumidor final. Porque para quem tem loja e revende a marca, é assim eles lançam 4 coleções no ano...vendem e para o logista. O logista compra e tem que fazer PROMESSA COLOCAR NAS ORAÇÕES PEDIR PARA TODOS OS SANTOS para a Turma da Malha poder entregar a mercadoria. Primeiro chega os boletos vc começa pagar, e depois vem as dores de cabeça....porque a mercadoria não chega na sua loja. Ai vc liga lá na Fabrica, Na empresa MISS TRM TURMA DA MALHA NO CEARA E COMEÇA A DESFEITA, COM SUA CARA. AS ATENDENTES RESPONSÁVEIS ALINE , CLEBIANA, QUE DEVERIA TRATAR O CLIENTE (LOGISTA) QUE COMPRA A COLEÇÃO E PAGA O SALÁRIO DELAS. ELAS TRATAM SUPER MAU , COM ARROGÂNCIA E SE VC RECLAMA PEDE PARA QUE JUSTIFIQUEM TANTO ATRASO NA ENTREGA, OU A FALTA DE PEÇAS QUE NÃO VEIO , ELAS SIMPLESMENTE DESLIGA O TELEFONE NA SUA CARA. AI VC LIGA NOVAMENTE PEDE PARA FALAR COM UM ALGUÉM SUPERIOR NA ESPERANÇA DE APENAS TER UM SOLUÇÃO. A RESPONSÁVEL PELAS DEPARTAMENTO DE VENDAS AO LOGISTA SRA. CLEBIANA TE TRATA IGUAL OU PIOR QUE A PRIMEIRA ATENDENTE. AS ROUPAS DA TURMA DA MALHA NÃO SÃO AS MELHORES ,MAS TAMBÉM NÃO SÃO AS PIORES. MAS A EMPRESA EM FORTALEZA ESTÁ COM OS PIORES FUNCIONÁRIOS. TODOS SEM PREPARO E SEM EDUCAÇÃO. SE CONTINUAR ASSIM ESSA EMPRESA VAI PELO MESMO CAMINHO DE OUTRAS QUE JÁ TIVERAM NO TOPO, E POR ESSES MOTIVOS FORAM PARA SARJETA. PARA QUEM PRETENDE UM DIA REVENDER TURMA DA MALHA, MUITO CUIDADO. PORQUE VC COMPRA A MERCADORIA DELES E ELES TE MANDA O QUE ELES BEM QUISER E QUANDO QUISER. E VC NÃO PODE RECLAMAR. VC COMPRA A COLEÇÃO VERÃO E RECEBE NO OUTONO/QUASE INVERNO. SEMPRE PAGUEI MINHAS CONTAS EM DIA, NÃO DEVO NADA PARA NENHUM FORNECEDOR. É POR ISSO MINHA INDIGNAÇÃO COM ESSA QUE É A PIOR EMPRESA NO RAMOS DE CONFECÇÃO.
    Ver Post
  • Dilma Costa da Silva: Sou revendedora de várias marcas de confcçoes, e minhas clientes sempre perguntam pela marca dimental, Gostarias que os senhores entrassem em contato comigo para melhores informaçoes. 92 81695532 e( 81695532 warisap). DILMA em 26/10/2013
    Ver Post
  • claudia Luna da Silva: Eu gostaria de revender essa marca pois ja sou vendedora de algumas marcas e me falta esse ,pois ja vi pessoas usando e gostei muito.Gostaria de saber onde encontrar.Se ja tem representante da marca em Manaus. Cláudia Luna
    Ver Post
  • liliane: eu adoro as roupas da rkides meus 3sobrinhos usa agora nasceu uma menina e eu gostaria de ver a coleçao para criança de 1ano
    Ver Post
  • ODACIR ZORZETTO: OLA TRABALHO NA AREA DE VENDA A MAIS DE DEZ ANOS GOSTARIA DE SABER SE VOCES JA TEM REPRESENTANTE NO ESTADO DO MATO GROSSO. ATT. ODACIR ZORZETTO
    Ver Post