Fórum de Inspirações – Verão 2010

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Hoje o consumidor não é mais fiel a uma única marca, e sim aos seus próprios interesses. Dessa forma, nosso foco deve estar ligado a como o espaço – que integra consumo, argumento, produto, socialização e lucro – irá conquistar o cliente, que com seu consumo dá poder ao que acredita, provando que o mundo em que vivemos será o resultado da soma dessas escolhas.

A questão mais pertinente está relacionada a como esses espaços podem ser “mágicos”, convidando, seduzindo ou até mesmo intimando aquele consumidor que hipoteticamente não necessita de mais nenhum produto a se render ao ato da compra.

Dessa forma, as lojas devem ser locais de experimentações extraordinários, construídas ao redor das pessoas, nas quais é importante trabalhar simultaneamente o lado emocional, o espiritual e o físico, em que os produtos se tornam peças desejáveis, imprescindíveis e únicas.

Num futuro próximo, a motivação sensorial, os sentidos – Emocionar, Humanizar, Surpreender e Satisfazer – tornarão o impulso de compra irresistível.

CONCEITO – EMOCIONAR

Nessa proposta, provocamos no consumidor a emoção, para que este possa impressionar-se ou comover-se e,consequentemente, consumir.

Lembranças transmitem sentimentos e as sensações ativam a memória. Um mundo já conhecido emerge por meio de uma nova beleza. É uma vontade do familiar, do próximo e do lúdico.

Devemos descobrir novas riquezas escondidas no cotidiano, pois é urgente a preocupação com o mundo que vamos deixar para o “amanhã”. Este comportamento nos possibilita sonhar, tornando-nos capazes de perpetuar a dignidade e a ética que nos foi dada de herança.

A procura constante por soluções embutidas de emoções e eficazes junto à busca cuidadosa da nossa “continuidade”, e nas inter-relações de etnias, credos e filosofias, nos transportam às sucessivas experimentações do que é viver verdadeiramente o hoje, nas quais entre ser “criança” ou “velho” o tempo não existe.

A busca por formas alternativas ressalta do contexto a disposição de aprender com o que já passou para criar novos efeitos. Cores pastéis com efeitos de manchas e pigmentações evidenciam tonalidades desgastadas pelo tempo. Texturas, transparências e efeitos de estamparias para os laminados, tecidos e couros. Metais resinados e o uso de cristais prevalecem nos enfeites e fivelas. Solados delicados compõem com saltos de formas sinuosas e elegantes as bases para os calçados do verão 2010.

Referência Local – Paraná e Góias – Voltar a ser

O mundo é múltiplo, veloz, tecnológico. O tempo tornou-se algo raro e difícil de conseguir. Os relacionamentos são superficiais e a visão do mundo é aquela trazida pela mídia, pois não há muito espaço apra reflexões, críticas e definições das próprias opções e pensamentos.

Numa época de preocupações, violência e muita “pressa”, buscamos momentos que nos trazem emoções simples e intensas. Queremos paz, leveza, espontaneidade e tempo, sempre mais tempo para refletir e vivenciar cada instante, não apenas passar por ele.

Entre o comum e o singular, devemos descobrir novas riquezas escondidas no cotidiano, nos voltar para as pequenas coisas da vida. O frescor debaixo da árvore, um almoço demorado com a família, o cheiro da chuva no gramado do jardim, dançar uma música imaginária, um afago carinhoso, o sorriso de um amigo. Essa vontade do familiar, do próximo, do simples e do comum nos leva a ser ao invés de ter ou apenas parecer.

Formas orgânicas trazem a sutileza da natureza e a cartela de cores suaves lembra o desejo de voltar a ser. Os contrastes estão nos materiais, macios e confortáveis ou mais rígidos e brilhantes. A rusticidade e os elementos feitos à mão remetem ao natural e essencial. O brilho e a rigidez dos materiais sintéticos recordam a tecnologia e a correria da vida contemporânea.

A busca pelo conforto e bem-estar do próprio corpo pede palmilhas e solados macios, formas ergonômicas que respeitem a natureza do “ser” e tornem o caminhar mais prazeroso.

Download do Catálogo do Fórum de Inspirações VERÃO 2010


Se você gostaria de conhecer o restante dos conceitos apresentados, faça o download completo do Catálogo do Fórum de Inspirações para Couro, Calçados e Artefatos Verão 2010, onde você encontrará mais conceitos, as cores, imagens, peças, acessórios e a relação dos fornecedores que participaram do catálogo.


Serviço:

FÓRUM – O Fórum de Inspirações surgiu com a unificação das pesquisas de moda do SENAI com a Assintecal by Brasil, reunindo informações até então publicadas nos Cadernos de Tendência em Calçados, Couro e Artefatos do SENAI e o trabalho realizado pela Assintecal para o Fórum de Design e Tecnologia. A ação conta com o importante apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e SEBRAE–MG, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e União Européia, e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex–Brasil), além de outras entidades locais em cada um dos pólos de apresentação. Na edição Inverno 2010, o Fórum conta com o patrocínio da Amazonas, Comunicação Impressa e Courovisão, e com o apoio da Fenac.

Já está sendo preparada Edição Verão 2011. Mais informações clique página oficial do evento.

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